Anuncie conosco
Quero saber mais

Notícias

26 de agosto de 2025

Fortaleza dos Valos é destaque estadual no Agosto Dourado por ações de incentivo à amamentação

Durante o programa Conexão, do Portal Conecta, nesta terça-feira (26), a nutricionista Letícia Lopes e as enfermeiras Aline Facco e Andressa Toledo apresentaram as ações desenvolvidas em Fortaleza dos Valos-RS em prol da amamentação. O município vem se destacando na região por sua atuação contínua e foi escolhido para representar a região em evento estadual em Porto Alegre.

Agosto é o mês dedicado à promoção da amamentação, conhecido como Agosto Dourado, e Fortaleza dos Valos tem motivos para comemorar. As ações desenvolvidas ao longo do ano no município chamaram a atenção, e, como reconhecimento, a cidade foi escolhida para representar a região no Encontro Estadual da Amamentação e no II Encontro Estadual de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, realizado em Porto Alegre no dia 8 de agosto.

Reconhecimento do trabalho coletivo

A participação no evento estadual foi vista com grande entusiasmo pelas profissionais da saúde. A nutricionista Letícia Lopes destacou a importância do convite recebido:

"Em 2016 começou a nossa intensificação nessa área de trabalho, que foi quando a gente recebeu um convite para capacitação como tutor dessa estratégia – mencionada anteriormente – e desde o início a equipe se engajou com seriedade na realização das atividades", afirmou Letícia.

O destaque é resultado de um trabalho contínuo que, em 2022, rendeu frutos importantes: Fortaleza dos Valos ficou entre os 17 municípios do Estado que alcançaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, recebendo, inclusive, incentivos financeiros. De acordo com as profissionais, o apoio das gestões municipais desde 2016 e da 9ª Coordenadoria de Saúde foi essencial para o sucesso das ações.

Atividades com gestantes: o grupo Doce Espera

Entre as diversas atividades desenvolvidas no município, a enfermeira Aline Facco destacou os encontros mensais com gestantes e seus parceiros ou familiares, chamados de "Doce Espera".

"A cada grupo, a gente tenta trazer um assunto diferente para ser trabalhado. São orientações, profissionais de áreas diferentes que também atuam junto. É um trabalho realizado desde o início da gestação até o nascimento e desenvolvimento da criança, ou seja, é um trabalho contínuo e com muitos resultados", ressaltou Aline.

Visitas domiciliares fortalecem o cuidado pós-parto

Outro ponto importante destacado foi o acompanhamento pós-parto. Segundo a enfermeira Andressa Toledo, o suporte às mães continua mesmo após o nascimento do bebê, por meio de visitas domiciliares.

"Neste sentido entram também as visitas domiciliares, onde após o parto, a gente vai até a casa para dar o suporte à mãe referente à questão da amamentação. Sempre vamos acompanhados da nutricionista ou as enfermeiras com as agentes de saúde. É um trabalho realmente em equipe", frisou Andressa.

Convite à comunidade: encontro especial nesta quinta-feira (28)

Como parte da programação do Agosto Dourado, a equipe convida toda a comunidade para participar do próximo encontro do grupo de gestantes, que será realizado nesta quinta-feira (28), às 19h, no Centro do Idoso, com foco especial na importância da amamentação.

A entrevista completa está disponível aqui.

Compartilhar
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir