Notícias

19 de setembro de 2025
Cabanha Ventana é bi-recordista sul-americana em produção de leite
A Cabanha Ventana de Boa Vista do Incra, superou o próprio recorde sul-americano de produção de leite durante a Expointer de 2025, com 83,40 kg em 24h.
"Quando comecei a preparar a 'Escondida', faltavam uns 10 dias para ir à Expointer, ela já estava dando 50 litros aqui em duas ordenhas, e coloquei ela em três ordenhas, e ela pulou para 65 litros", explica a proprietária da Cabanha Ventana, Carmem Dias da Costa.
"Saímos daqui certo que iríamos bater o recorde, seria surpresa se não batesse", complementa.
Recorde sul-americano de leite é da Cabanha Ventana
O resultado reflete o trabalho realizado há anos na Cabanha.
"Isso vem comprovar o nosso trabalho, procurando sempre vacas com muita produção, sadias, de ubres inteiros, e isso é um orgulho para mim, a Cabanha Ventana ter vacas de alta produção", conta Carmem.
Auxílio da Cotribá na ExpoInter
Carmem destaca sobre o apoio da Cotribá na ExpoInter, com uma equipe para preparar os animais.
"Isso é um papel que a Cotribá tem feito para os associados e que é de um valor enorme, porque eles disponibilizam o Fernando Mocellin, que eu confio, que eu largo as vacas com ele, e ele faz uma equipe com peniqueiros, com os que lavam as vacas, que tosam, que apresentam em pista, e a Cotribá responde financeiramente por isso, então, se não fosse a Cotribá e o Fernando Mocellin, eu não iria à Expointer".
Além do concurso leiteiro, os animais da Cabanha Ventana ganharam em algumas categorias de pista.
Carmem revela sobre a rotina de amor e dedicação, pois ela levanta às 3h30 da manhã, faz seu chimarrão e inicia o trabalho.
"Eu acredito que tudo o que plantamos, colhemos, de bom ou de ruim, então, eu sei que planto isso há anos com amor, carinho e cuidado, pois sou apaixonada pelo o que faço, apaixonada pelos meus bichos, então, acabo tendo o sucesso com elas, pelo amor que tenho com elas", conta.
A próxima competição será em Campo Novo em fevereiro.
Foto da recordista Escondida.
Assista à entrevista completa!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta