Notícias

20 de janeiro de 2026
Andressa Almeida fala sobre atualizações no mercado energético
A Consultora Comercial da SolarCell, Andressa Almeida, destacou algumas mudanças no setor energético em 2026, durante entrevista no Programa Conexão de terça-feira (20).
Uma das mudanças é a entrada do Sistema Híbrido (sistema de baterias).
"O nosso setor elétrico vai passar por muitas transições. A partir deste ano já teremos muitas mudanças nas regulamentações, e a entrada do sistema híbrido é uma delas, muito forte para agora", conta.
Conforme Andressa, quem possui um sistema convencional, já pode trocar para o sistema híbrido.
Vantagens do sistema de bateria
Alguns dos benefícios do sistema de baterias é não precisar abastecer com óleo diesel, pois o sistema é automatizado, ou seja, em caso de queda de energia, o sistema é acionado. "Você não sente a luz piscar, além disso, tem a questão da sustentabilidade, pois não tem emissão de gases, como os geradores, por exemplo", explica.
Mercado livre de energia
O mercado livre de energia, segundo Andressa, já estará disponível para pessoa física, onde é possível fazer a contratação de energia em um balcão de comércio de energia.
"Isso está vindo muito forte, teremos essas autonomias das concessionárias, e a SolarCell está preparada para atender os clientes, pois é uma mudança muito grande no setor, o que traz muita insegurança e dúvidas", comenta.
Com 14 anos de atuação no setor elétrico, a SolarCell conta com um portfólio de 25 produtos e serviços, como: painéis solares, construção de redes de baixa e média tensão, geradores, transformadores e muito mais.
A consultora salienta ainda que este é o melhor período para manutenções corretivas e preventivas, afim de garantir um bom desempenho dos painéis solares no verão.
"As manutenções corretivas consistem em limpeza dos painéis, checagem, revisão de toda a estrutura, todo cabeamento, revisão do inversor, não somente limpar os painéis, então, é um serviço completo, muito importante para uma melhor produção de energia", destaca.
Além disso, Andressa alerta para a importância de ter um seguro fotovoltaico para cobrir sinistros relacionados as condições climáticas.
"Recomendamos que o nosso cliente faça um seguro, embora nossos clientes tenham garantia de 30 anos nos painéis, as garantias não contemplam vendaval e granizo", explica.
Os clientes podem escolher a seguradora de sua confiança ou acionar a SolarCell para fazer uma cotação.
Assista à entrevista completa e saiba mais!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta




























