Anuncie conosco
Quero saber mais

Notícias

30 de dezembro de 2025

Agentes de Endemias fazem alerta sobre o mosquito aedes aegypti

Conforme o último levantamento realizado em Fortaleza dos Valos, foi identificado um alto índice de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
"Estamos com a cidade bem uniformizada nesses pontos em vermelho, estamos com o aeds aegypti em quase toda a cidade", comenta o Agente de Endemias, Andre Rubin.
"Só depende de nós. Juntos somos mais fortes, enquanto cuidamos esse norte que temos a ferramenta onde nos diga que está o foco, a população nos ajudar a retirar".

Conforme André, geralmente os agentes de endemias identificam o foco do mosquito nos mesmos lugares: caixa d'água, pneus e vasos de planta.

É importante cada um fazer a sua parte, verificando seus pátios, calhas, ralos, caixas d’água e recipientes que possam acumular água.

Tamara pontua que nas primeiras semanas de janeiro de 2026, os agentes de endemias estarão passando em 60% das casas com o BRI (borrificação residual intradomiciliar), uma técnica utilizada pela saúde pública para aplicar inseticida dentro das residências, criando uma barreira química contra o aeds aegypti.

"Pedimos para a população para fechar 2025 com chave de ouro, para não sobrecarregar o sistema de saúde, para não termos que remediar toda essa situação, pedimos à população que nos ajude, pois juntos somos mais fortes", completa Tamara.

Assista à entrevista completa e saiba mais!

Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta

Compartilhar
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir