16 de fevereiro de 2026
Secretária de Educação anuncia retorno às aulas e destaca conquistas e ações para 2026
A equipe do Portal Conecta conversou nesta segunda-feira (16) com a secretária municipal de Educação de Fortaleza dos Valos (RS), Mariane Rubin, que destacou o planejamento para o retorno às aulas na rede municipal, além de importantes conquistas da educação local.
Segundo a gestora, o início do ano letivo ocorre de forma organizada e planejada, com destaque para a retomada das atividades na EMEF 18 de Abril, que terá início no dia 23 de fevereiro, após a conclusão das obras de melhoria na instituição.
Abertura oficial do ano letivo
A abertura oficial das atividades da rede municipal será realizada no dia 18 de fevereiro, às 13h30min, no Centro de Cultura e Eventos, reunindo todas as equipes da rede municipal de ensino.
De acordo com a secretária, o momento marca o alinhamento das ações pedagógicas e administrativas para o ano de 2026.
Calendário de retorno dos alunos
O retorno dos estudantes acontece de forma escalonada:
-
19 de fevereiro: retorno das turmas de Pré A e Pré B da EMEI Vó Justina Rossato, nos turnos manhã e tarde.
-
19 de fevereiro: início dos atendimentos no CMAEE Bem Me Quer.
-
23 de fevereiro: início das aulas para os estudantes do 1º ao 9º ano da EMEF 18 de Abril.
Conforme explicou Mariane Rubin, a transferência do início das aulas na EMEF 18 de Abril para o dia 23 garante que os estudantes possam usufruir de um ambiente totalmente renovado, com as obras de melhoria concluídas.
Reconhecimento nacional na alfabetização
Outro destaque mencionado pela secretária foi a conquista do Selo Nacional Prata – Compromisso com a Alfabetização, iniciativa que reconhece as melhores práticas pedagógicas do país e reforça o compromisso com a alfabetização na idade certa.
Fortaleza dos Valos alcançou o nível 5 de alfabetização, considerado o nível máximo de avaliação.
“Nos enche muito de orgulho. A nossa educação é referência, nós estamos no nível 5 de alfabetização (nível máximo). Reconhece o trabalho da Secretaria de Educação, dos professores que estão no dia a dia não medindo esforços, o trabalho da gestão das escolas (diretiva e pedagógica) e dos funcionários que deixam as escolas adequadas para as nossas crianças”, destacou a secretária.
Segundo a gestora, a conquista é resultado do trabalho coletivo de professores, equipes pedagógicas, gestores e servidores da rede municipal.
Novo momento da Secretaria de Educação
Mariane Rubin também ressaltou que a pasta vive um novo momento administrativo, agora com foco exclusivo na educação, após a criação da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, que anteriormente integrava a estrutura da Secretaria de Educação.
Planejamento para 2026
Entre as ações previstas para 2026 estão:
-
Formação especial para gestores escolares;
-
Formação continuada para professores;
-
Distribuição de uniformes escolares a partir do dia 23 de fevereiro;
-
Desenvolvimento do Programa Acerta Brasil, com foco especial nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, fortalecendo o desempenho nas avaliações externas, entre outras.
A Secretaria reforça que o planejamento tem como prioridade a qualidade do ensino e a garantia de aprendizagem para todos os estudantes da rede municipal.