Notícias

28 de janeiro de 2026
Contadora explica mudanças na emissão da Nota Fiscal Eletrônica
Conversamos com a contadora Mari Ribeiro da Ribeiro Contabilidade no Programa Conexão, de terça-feira (27), sobre as mudanças na emissão de Notas Fiscais Eletrônicas para empresas e produtores rurais.
"Quem trabalha nesta área precisa estar atualizado, tem que estar sempre à frente quando sai uma nova lei, pois é uma profissão que não dá para ficar estagnado", destaca Mari.
Conforme a contadora, as mudanças na emissão da notas fiscais são para melhorar e facilitar o dia a dia do empresário e do produtor rural.
"Aqui no nosso município (Boa Vista do Incra), no ano passado, saímos do bloco, e migramos para a emissão da nota fiscal eletrônica que era pelo portal que a prefeitura disponibilizava, mas agora, desde o dia 1º de janeiro, mudamos para o novo portal federal que é sob responsabilidade da Receita Federal", explica.
Fiscal Tributário, Rogério Veeck, fala sobre atualizações do setor
Segundo a contadora, as principais diferenças para emitir a nota pelo portal nacional, estão relacionadas a alguns campos obrigatórios que foram adicionados.
"Às vezes o empresário tem dúvida, por isso, é importante procurar o auxílio de uma assessoria contábil. Hoje, ainda estamos em período de adaptação, às vezes o sistema pode dar um erro", complementa.
Em relação a emissão das notas fiscais eletrônicas pelos produtores rurais, conforme a contadora, o agricultor que fatura até R$ 320.000,00 (trezentos e vinte mil reais) ainda não está na obrigatoriedade, pois o prazo foi prorrogado até o dia 30 de abril, mas o produtor que ultrapassa esse valor já está obrigado a emitir nota fiscal eletrônica.
Assista à entrevista completa e saiba mais!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta




























