Notícias

23 de janeiro de 2026
Curso sobre Nota Fiscal Eletrônica orienta produtores rurais em Fortaleza dos Valos
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para produtores rurais foi tema de um curso promovido pelo Sindicato Rural de Fortaleza dos Valos, realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro. A capacitação teve como objetivo orientar os produtores sobre as mudanças trazidas pela nova obrigatoriedade fiscal e esclarecer dúvidas relacionadas à emissão do documento eletrônico.
A exigência da NF-e passou a valer em janeiro de 2026 para todos os produtores rurais, como parte do processo de modernização e adequação à Reforma Tributária. No entanto, no Rio Grande do Sul, o uso do talão de papel foi flexibilizado até 30 de abril de 2026 para produtores que possuem receita anual inferior a R$ 360 mil.
Durante o curso, os participantes receberam informações práticas sobre o funcionamento do sistema, legislação vigente e os impactos das novas regras no dia a dia do campo. O Portal Conecta conversou com o instrutor do SENAR-RS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Márcio Zimmermann, que ministrou a capacitação e reforçou a importância da preparação dos produtores diante das mudanças.
“A família do agro precisa se organizar”, destacou Zimmermann, ao se referir às novas obrigatoriedades estipuladas pelos governos.
O instrutor também fez um alerta quanto à necessidade de buscar informação com antecedência:
“Não deixem para última hora, busquem conhecimento através das mais diversas mídias que estão disponíveis, bem como através de cursos”, frisou.
Neste sentido se destaca a iniciativa do Sindicato Rural em levar informações relevantes até os produtores, contribuindo para uma transição mais tranquila e segura para o uso da Nota Fiscal Eletrônica.
Evento reúne produtores para debater as perspectivas do agro gaúcho
Assista à entrevista completa!
Por: Lucas Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta




























