Notícias

22 de dezembro de 2025
Inspetoria Veterinária de Boa Vista do Incra faz alerta sobre a mortandade de abelhas
O responsável pela Inspetoria Veterinária de Boa Vista do Incra, Jaubert Falkenberg, faz um alerta sobre a mortandade de abelhas registrada no município, nos últimos meses.
Conforme Jaubert, com base em análise de laboratórios de Santa Maria-RS, e Goiás-Go, foram encontrados registros de Fipromil em abelhas (produto proibido pelo Ibama).
"Aconteceu no município em dois produtores, onde morreu praticamente 20 enxames de 20 caixas, e em outro produtor morreu bastante abelhas. Como houve a procura deles para tomarmos alguma providência, contatamos colegas do Estado, que se deslocaram para fazer coleta nas abelhas mortas", destaca Jaubert.
Após a análise, conforme Jaubert, foi constatado a presença do fipromil. "É um produto proibido de passar em forma aérea, é usado somente na semente, pois é para combater o inseticida, principalmente a formiga, o Ibama proíbe o uso aéreo, e com certeza foi usado, não sabemos quem usou, pois a abelha se desloca em um raio de três quilômetros", explica.
Os resultados, segundo o profissional, mostraram uma presença de 50 vezes mais do que a abelha pode suportar.
"Quero alertar como é o Ibama que faz a fiscalização, é um crime ambiental, e o produtor é sujeito a sérias medidas, e cabe ao produtor prejudicado fazer a denúncia ou não", complementa Jaubert.
Assista à entrevista completa!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta




























