Anuncie conosco
Quero saber mais

Notícias

8 de dezembro de 2025

Como trabalhar a ansiedade no final de ano

Com a aproximação do final de ano, um dos sentimentos mais comuns é a ansiedade. Conforme a psicóloga Luiza Espindola, essa época revela traços de ansiedade e depressão acumulados ao cansaço do ano.

"O cansaço acumulado de um ano todo, e muitas vezes, associado a nossa frustração de ter estabelecido algumas metas no início do ano, de não ter alcançado elas, então, começamos a nos questionar, e ainda, temos o agravante do acesso às redes sociais, e de uma forma muito sutil, muitas vezes, estamos nos comparando", destaca.

Uma das dicas da psicóloga para diminuir a ansiedade neste período, é valorizar as pequenas conquistas, bem como, ser seu próprio parâmetro no momento de fazer comparações.

"É importante dar sentido ao que se tem, se orgulhar da sua história, porque muitas vezes, temos o paralelo de pessoas que não conhecemos qual que é a realidade", conta.

O principal lembrete, segundo Luiza, é não se comparar.

"A mensagem de hoje é 'não se compare!'. Se compare só consigo mesmo, tenha a referência só de você mesmo, valorize sua história porque as armadilhas nas redes sociais são muitas, mas quando temos claro o sentido da nossa própria história, tudo fica mais leve", acrescenta.

A psicóloga atende na Vittalize em Boa Vista do Incra, nas sextas e sábados, de forma quinzenal.

Assista à entrevista completa!

Compartilhar
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir