Notícias

9 de setembro de 2025
Aprovado o Projeto sobre a valorização dos servidores públicos
A 26ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Boa Vista do Incra, contou com mais um projeto aprovado, de autoria da vereadora Vanessa Mate Soares (MDB).
O Projeto de Lei do Legislativo n.º 16/2025, institui a política de prevenção, de bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho e valorização dos servidores públicos municipais de Boa Vista do Incra.
"É uma luta que venho pautando desde o início, quando vim para a Câmara, os direitos de nós servidores, por ser uma servidora pública, de ter prestado concurso público e saber da desvalorização, não só salarial, mas outras", destaca Vanessa.
O projeto prevê ações como roda de conversa, atividades físicas orientadas, espaço de escuta e acolhimento psicológico, entre outras, com o intuito de valorizar o servidor público como agente fundamental na Administração Municipal.
"Acabamos trazendo para o nosso trabalho a ansiedade e a depressão, isso do esgotamento físico, então, o primeiro passo que pensei foi nessa valorização do bem-estar, de termos mais diálogos, nos reunir mais, entre nós servidores", acrescenta.
Vereadora Vanessa Mate fala sobre a sua atuação no Legislativo
Além da aprovação do projeto, a vereadora defendeu mais quatro demandas. Uma delas, foi o Pedido de Providência Nº20/2025, que solicita a manutenção da quadra de gramado sintético localizada atrás da Assistência Social, bem como, a colocação de iluminação adequada no local, a fim de garantir à população um espaço seguro e acessível para a prática de esportes e atividades físicas também no período noturno.
"Providência sempre é uma demanda dos contribuintes, muitas vezes já tenho no pensamento algumas melhorias, mas a grande maioria, é a população que vem até mim e solicita a demanda", explica.
A vereadora também justificou a Indicação Nº08/2025 referente à contratação de Profissional de Psicologia na Escola Brasilina Abreu Terra.
"Precisamos desse auxílio, pois eu trabalho ali, e vejo as dificuldades que meus colegas enfrentam, às vezes, em situações ali com as crianças, temos muitos problemas com bullying, então, esse trabalho seria muito importante na escola", conta.
A Indicação Nº09/2025 também de autoria da vereadora, determina ao setor competente da Administração Municipal que estude a viabilidade de concessão de gratificação aos motoristas de todas as secretarias que ainda não recebem esse benefício, bem como, aos operadores de máquinas da Secretaria Municipal de Obras, em reconhecimento ao desempenho de suas funções e com base no princípio da igualdade de direitos.
"Pesquisei no Portal da Transparência e não encontrei uma justificativa plausível para aquele direito, então, se o prefeito, o setor jurídico acharem que pode, que se estenda aos outros funcionários também, uma questão de justiça", explica.
E a Moção de Apoio n°05/2025 , conforme a vereadora, é para manifestar apoio à abertura de estudos técnicos e administrativos, visando a busca de soluções eficazes e respeitosas para a situação funcional dos guardas
(zeladores) concursados, em virtude da atual divergência existente entre os referidos servidores e a Administração
Pública Municipal.
"Pedindo repeito, foi bem polêmico essa questão dos zeladores, a Administração e Secretários poderiam vir falar com os vereadores, ver o que achamos [...], que a gente converse mais, explique mais, para darmos a resposta correta para os contribuintes, moradores do município", explica.
De quarta (10) a sexta (12), a vereadora estará em um curso relacionado as emendas impositivas em Porto Alegre.
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta