Notícias

1 de setembro de 2025
Chama crioula chega em Fortaleza dos Valos
Na manhã desta segunda-feira (01), cavaleiros que vieram da Sede Aurora carregando a chama crioula, foram recepcionados pelas autoridades no pórtico de Fortaleza dos Valos, e seguiram em cavalgada até o CTG Estância do Umbu.
"A Semana Farroupilha é a semana magna do tradicionalismo do nosso Estado do Rio Grande do Sul, que não só nessa semana, mas o gaúcho cultua a tradição, os costumes do nosso Estado nos 365 dias do ano, mas essa semana é especial para festejar, comemorar, recordar os momentos de luta que marcaram a história do nosso Estado", conta o Patrão do CTG Estância do Umbu, Jorge da Luz.
Ele destaca ainda a importância de deixar o legado da tradição gaúcha para as futuras gerações.
"É um motivo que alimenta essa nossa paixão pelo tradicionalismo, deixando esse legado para as futuras gerações, para esses jovens que estão ingressando nas invernadas de dança, nos rodeios, vamos deixando essa estrada, esse legado para seguirem cultuando essa história tão linda que é do nosso tradicionalismo", acrescenta.
A vice-prefeita de Fortaleza dos Valos, Eliana Facco, que tem sua história também enraizada com a tradição gaúcha, comenta sobre a valorização dos costumes do Estado.
"O mês de setembro é o mês que exaltamos com mais força ainda o nosso tradicionalismo, valoriza nossa cultura, nossa história, é um mês muito bonito",
Eliana destaca também a representatividade da chama crioula.
"Nossa turma de cavalheiros veio hoje de manhã trazendo a chama crioula para o nosso município, a chama é o maior símbolo do tradicionalismo, é mais do que um fogo, simboliza a nossa cultura, história, costumes, que essa chama nos ilumine, nos acompanhe durante todo o mês farroupilha", comenta.
Antônio Paulo Moro da Rosa destaca a oportunidade de ser o Patrono da Semana Farroupilha no município.
"Para mim foi uma honra muito grande essa incumbência de ser patrono da Semana Farroupilha. Na verdade, sempre exerci a minha situação pelas tradições gaúchas, tanto é que não tenho calça para usar, só bombacha, sempre fui assim".
O município conta com uma vasta programação para celebrar o mês farroupilha.
Assista às entrevistas completas!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta